Paulo Sousa é oficialmente o novo técnico do Flamengo. O clube fez o anúncio nesta quarta-feira, após o português resolver seu rompimento com a Federação Polonesa de Futebol, onde dirigia a seleção local de olho na repescagem para Copa do Mundo do Qatar. Acertado com o Rubro-Negro desde o último domingo, ele chega com contrato até o fim de 2023 e acompanhado de seis auxiliares.
– Alô, Brasil! Esta é uma mensagem para a maior torcida do mundo. Faço com muito orgulho e satisfação de representar um clube com a grandeza incomparável do Flamengo. É hora de trabalharmos muito para dar alegrias, títulos e aproximarmos mais de 40 milhões de torcedores em torno do time. Jogaremos juntos. Saudações rubro-negras – disse Paulo Sousa, em vídeo divulgado pelo Flamengo.
Além da seleção polonesa, Paulo Sousa, que tem 51 anos, dirigiu a seleção sub-16 de Portugal, QPR, Swansea e Leicester, na Inglaterra; Videoton (Hungria), Maccabi Tel Aviv (Israel), Basel (Suíça), Fiorentina (Itália), Tianjin Quanjian (China) e Bourdeax (França). Como jogador, foi meio-campo, bicampeão da Champions por Juventus e Borussia Dortmund, e defendeu ainda Benfica, Sporting, Inter de Milão, Parma, Panathinaikos e Espanyol.
Desde a última segunda-feira, Paulo Sousa já tem trabalhado no planejamento do Flamengo para a temporada em reuniões com Marcos Braz e Bruno Spindel, na Cidade do Porto. Na manhã de terça, esteve na Galícia, região espanhola ao Norte de Portugal, para conhecer o presidente Rodolfo Landim.
Antes do anúncio oficial do Flamengo, Paulo Sousa usou sua conta no Instagram para se despedir da seleção da Polônia e fazer agradecimentos.