Iniciou-se a entrevista já falando das melhorias que as estradas precisam, e que o tem projetos e melhorias que serão imediatamente realizadas.
O secretário também falou de um tema bem importante, o garantia Safra, para quem não sabe o que é, o programa foi criado em 2002 é um benefício social, que garante ao agricultor o recebimento de um auxílio em caso de perda da plantação.
O benefício só é liberado quando:
– Se for decretada situação de emergência ou de calamidade pública por parte do município, reconhecida pela Secretaria de Defesa Civil do Governo Federal;
Se for constatada perda de, pelo menos, 50% do plantio.
Informação importante que o secretário não passou na entrevista, o tipo de plantio e a quantidade média das perdas.
Nesse caso, o agricultor será chamado para preencher um documento declaratório de perda da produção agrícola e fará jus ao benefício, pago em cinco parcelas (cinco meses), para que possa atravessar o período de seca.
O benefício não veio para São José do Jacuípe e mais algumas cidades da região, juntamente com apoio do prefeito Péris e o secretário todos estão trabalhando para que o benefício seja concedido de forma justa e rapida a todos os agricultores que tiveram suas perdas na plantação.
Você pode consultar no seguinte link http://garantiasafra.mda.gov.br/garantiasafra/Relatorios/frmConsultarBeneficiario.aspx
Para ter direito aos recursos, é necessário aderir ao programa, o que deve ser feito sempre antes do plantio. No instrumento de adesão, deverá constar a área a ser plantada com feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão. Essa área deve ser superior a seis décimos de hectares e inferior a dez hectares.
Seis décimos correspondem a uma área de 6000 metros quadrados.
Sabemos da importância do benefício para o agricultor, temos certeza que logo será resolvido e todo mundo cadastrado receberá o benefício.