A noite de cerimônia da premiação do Oscar 2022 foi repleta de momentos inéditos. Will Smith ganhou pela primeira vez o prêmio de Melhor Ator e também “revidou” pela primeira vez os comentários do humorista Chris Rock sobre sua esposa Jada Pinkett Smith.
O humorista apresentava o prêmio de melhor documentário na noite deste domingo (27), quando fez uma piada sobre a cabeça de Jada estar raspada. A atriz já havia falado publicamente sobre o diagnóstico de alopecia, uma doença inflamatória que provoca a queda dos fios.
Ao perceber o desconforto da esposa com a brincadeira, Will se levantou e deu um tapa no rosto de Chris. “Deixe o nome da minha mulher fora da p**** da sua boca”, disse Will.
Após o climão, Will Smith aproveitou a nomeação de Melhor Ator por “King Richard: criando campeãs” para pedir desculpas aos presentes. “Quero pedir desculpas aos membros da academia, aos outros indicados (…) A arte imita a vida, eu pareço um pai maluco como realmente falaram, mas amor faz com que você faça coisas doidas”, disse.
Essa não é primeira vez que Rock faz piadas com Jada. Em 2016, o casal não compareceu ao Oscar devido ao boicote que alguns fizeram pela falta de nominação a atores negros. “Jada fazendo boicote ao Oscar é como eu fazendo boicote às calcinhas de Rihanna… não fui convidado”, disse Rock no momento.
Em 2018, Rock comentou um post em que Will parabenizava a ex-mulher Sheree Zampino, mãe de seu primeiro filho, dizendo que ela era a melhor mãe de todos os tempos. “Uau! Você tem uma esposa muito compreensiva”, respondeu Rock se referindo a Jada com quem Will tem dois filhos.
Após o encerramento da premiação, a Academia usou seu perfil no Twitter para se manifestar sobre a situação. “A Academia não tolera violência de qualquer forma. Hoje à noite, tivemos o prazer de celebrar os vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo.”