Vereadores do PT têm mandatos cassados em Caldeirão Grande Veja

Compartilhe

A Justiça Eleitoral anulou votos e cassou mandatos de todos os vereadores e suplentes do PT da cidade de Caldeirão Grande, no Centro-Norte da Bahia. Com a decisão, perdem os mandatos a vereadora Anatália Rios (PT) e Moreira (PT).
Segundo Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), na origem, o Democratas (DEM) do nunicípio de Caldeirão Grande ajuizou em desfavor do Partido dos Trabalhadores (PT), narrando suposta prática de fraude relativa ao cumprimento dos percentuais de gênero exigidos no art. 10, § 3º, da Lei nº 9.504/1997, por meio da indicação alegadamente fictícia da candidatura de Micaele Silva Lemes ao mencionado cargo.
O tribunal de origem não sanou as omissões que eram essenciais à solução do litígio e que foram suscitadas nos aclaratórios, a saber:
  • a) a identificação do número de votos (a candidata recebeu apenas 1 voto);
  • b) a ausência de atos de campanha e a participação em reunião de campanha em favor de outro candidato (a candidata, além de não ter feito campanha para si, participou de reuniões de alinhamento em favor de outro candidato, que é sobrinho de seu marido);
  • c) a existência de registros financeiros idênticos aos de outras candidatas da mesma coligação (a candidata teve apenas uma despesa registrada, referente à compra de santinhos no dia 5.11.2020, por meio da contratação da mesma empresa, no mesmo dia e horário da coligação, resultando em três notas fiscais sequenciais – nºs 3158, 3159 e 3160);
  • d) a soma das circunstâncias fáticas, caracterizando negativa de prestação jurisdicional, bem como deficiência de fundamentação, em afronta aos arts. 489, § 1º, III, IV e VI, e 1.022, II, do CPC e ao art. 275 do CE.
A candidata do PT, Micaele Silva Lemes recebeu 1 voto, não fez campanha, não teve gastos compatíveis com uma campanha eleitoral, sua prestação de contas contém maquiagem contábil e ela possui relação de proximidade e parentesco com outro candidato ao mesmo cargo.
Diante da mesma situação fática, adotou entendimento diferente da jurisprudência do Tribunal Superior. Citou, no qual a corte reconheceu a existência de fraude. Ao final, pugnou pelo reconhecimento da nulidade dos acórdãos recorridos, determinando–se o retorno dos autos à Corte de origem a fim de que complementasse a prestação jurisdicional com o enfrentamento dos pontos elencados nos aclaratórios. Caso não fosse esse o entendimento, requereu fosse dado provimento ao recurso especial, julgando–se procedente a ação, reconhecendo–se a ocorrência de fraude à cota de gênero e determinando–se a cassação dos mandatos dos recorridos, nulidade e contagem de votos.
Este foi o segundo caso de candidaturas femininas fictícias em Caldeirão Grande, anteriormente a Justiça Eleitoral havia anulado os votos recebidos pelo PSD, cassando os vereadores eleitos de oposição Thiago e Rogério, agora resta apenas o vereador presidente da Câmara, Vagner Oliveira na oposição caldeirãograndense.
Informações da Agência DC
Você Tomaria A Vacina do Covid-19 Mesmo Sabendo Que Pode Morrer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu