5: Dicas de ouro para vc empreender tudo pode mudar só depende de vc

Compartilhe

1. Empreender é trabalhar mais e não menos

Muitas vezes a mídia vende a imagem do empresário como alguém que trabalha pouco porque obtém autonomia da sua rotina. Mas na práticao empreendedor se vê trabalhando na maioria das vezes bem mais do que em um trabalho “comum” de 40 horas semanais, principalmente nos estágios iniciais da empresa.

Por isso, é tão importante ter um propósito pelo qual se está empreendendo, visto que se for somente pelo dinheiro na primeira grande dificuldade a vontade de desistir será maior do que a de permanecer. A série de livros Geração de Valor do Flávio bate nessa tecla várias vezes.

2. Surfar uma onda é mais fácil do que criar uma

Empreender não significa criar um negócio totalmente disruptivo e tecnológico, é simplesmente identificar uma necessidade de mercado e suprir através de um produto ou serviço. Principalmente no Brasil que temos uma falta de produtos e serviços de qualidade e excelente atendimento ao consumidor, existem diversas oportunidades em mercados já consolidados ou em crescimento, nesse sentido ter visão é essencial para identificar essas oportunidades. A Reserva, Chilli Beans e a própria a Wise-up são empresas que começaram surfando uma onda e não criando uma.

3. Faça um Plano de Negócios

A função do planejamento é simular a realidade para que a empresa tenha uma direção a ser seguida.

Algumas perguntas a serem feitas nesse plano são:

  • Existe mercado?
  • Qual meu cliente?
  • Quais são meus custos?
  • Quanto é necessário de investimento inicial?
  • Quanto que meu produto ou serviço vai custar?
  • Qual vai ser minha estratégia de vendas?
  • É preciso ter processos?
  • Em quanto tempo posso esperar um break-even?

    4- Ideias são somente ideias

    Por mais confusa que essa frase seja ela é muito assertiva, todos os dias várias pessoas no mundo tem várias ideias para negócios promissores, mas a grande minoria executa, ou seja, não supre a necessidade de mercado citada no segundo tópico. Facebook, Uber e Google não se tornaram gigantes por suas ideias, mas sim por sua execução. Quer saber se seu produto ou serviço tem mercado? Faça um MVP (mínimo produto viável) e teste o consumidor, analise o que ele consome e trace ajustes necessários. Ajuste seu Plano de Negócios de acordo como as conclusões tiradas com MVP e execute a operação.

    5- Invista em Pessoas e Vendas

    Essas são as áreas chaves da maioria das organizações, isso porque a venda é uma atividade fundamental de qualquer empresa, ela é a maior geradora de receita permitindo a instituição re-investir e evoluir. No início de qualquer negócio é essencial que o empreendedor passe a  maior parte do tempo focado em melhorar seu produto e descobrir qual é a melhor forma de vendê-lo, além disso, invista em um bom time de vendas. 

    Pessoas são o coração de qualquer empresa, pode-se ter o melhor produto e a melhor estratégia de vendas, mas se quem executa as atividades essenciais para que empresa possa operar não são valorizadas, engajadas e recompensadas o prazo de validade da empresa é curto.

    Provavelmente a primeira pessoa da empresa junto a você será seu sócio. Uma dica seria ter como sócio alguém que possui uma habilidade complementar a sua, por exemplo, seu perfil é voltado para o vendedor de ideias e comunicativo; tenha alguém ao seu lado mais analítico e “pé no chão”.

    Se as vendas são importantes para fazer o negócio decolar, pessoas e cultura são fundamentais para manter o motor rodando por muito tempo. 

Você Tomaria A Vacina do Covid-19 Mesmo Sabendo Que Pode Morrer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu