Riachão: alunos passam por momento de tensão após ônibus mal conservado fugir da PRF

Compartilhe

Um fato no mínimo inusitado aconteceu no município de Riachão do Jacuípe no início da tarde desta terça-feira (3), um ônibus de placa MXT-0161 licença de Ouriçangas-BA, que transportava alunos até o Distrito de Vila Aparecida, teve que fugir de uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-324 nas proximidades do entroncamento com BA-120 (Riachão / Serra Preta).

 

Ainda durante o Jornal da Gazeta, que vai ao ar de segunda a sexta às 12h30 na Rádio Comunitária da cidade, a Gazeta FM, a apresentadora Alana Rocha recebeu a denúncia de alguns estudantes, que enviaram vídeos para o WhatsApp dela e da emissora. Num destes vídeos o estudante Tobias relatava a aflição pela qual tinha acabado de passar.  “Oi gente estamos aqui no meio do nada” enquanto outra aluna dizia “fardados e largados”, todos já do lado de fora do veículo que estava parado no acostamento da BA.

Após relatar o fato no ar, mães de Vila Aparecida que ouviam o Jornal, e já estavam preocupadas com a demora dos filhos chegarem em casa, mandaram mensagens para Alana através do Instagram e para o WhatsApp da Rádio Gazeta FM pedindo providências. “Muito revoltante isso, tenho uma filha que vai nesse ônibus e eu tô pela graça de Deus aqui, aflita, já deu 1h30 da tarde e nada de chegarem e nós mães ficamos  em casa preocupadas esperando”, disse uma mãe.

 

 

Outras mensagens foram enviadas de mães e pais aflitos em busca de notícias, um deles chegou a pegar a moto e ir até a sede do município para buscar o filho que estava no ônibus. Segundo informações, o veículo não tem cadastro na ANTT e nem tão pouco licença para transportar estudantes, denominado de serviço escolar, ainda não se sabe como o mesmo foi contratado pela prefeitura sem esses documento e ainda por cima com emplacamento atrasado.

Segundo os próprios alunos que viajavam no ônibus, modelo tipo coletivo urbano de carroceria CAIO Vitória, o motorista, que não teve o nome revelado, fez uma manobra muito brusca ao avistar a viatura da PRF e a blitz, entrado em velocidade no acesso à BA-120, quando parou o ônibus ele teria telefonado para alguém e dito que a “federal” estava na pista e que teria desviado por conta do ônibus não estar emplacado e irregular, fato é que as placas são da cidade de Ouriçangas, consta no banco de dados atrasos de licenciamento, Ouriçangas fica a cerca de 97 km de Riachão do Jacuípe, na microrregião de Alagoinhas.

Alguns alunos relataram também a má conservação do veículo, pneus carecas, assentos quebrados, peças internas soltas, porta traseira quebrada e falta de saídas de emergência, iluminação precária e cinto de segurança não existe. Um vereador do município soltou um áudio em grupos de WhatsApp no final da tarde dando conta da veracidade da denúncia e dizendo que o ônibus não rodaria mais prestando serviços a Prefeitura, e que a comunidade sabia do estado do mesmo e aceitou a situação, para que alunos não fossem prejudicados nos estudos, fato que foi desmentido por quatro mães de alunos que falaram com a nossa reportagem através de mensagem.

O vereador ainda relatou que outro ônibus seria contratado, mesmo que de outra cidade, mas agora a noite os estudantes falaram com nossa produção e disseram que lhes foi dito por parte do setor responsável que não teria transporte para eles amanhã. Até a publicação desta reportagem nem a Prefeitura nem a Secretaria de Educação se pronunciaram sobre o caso, nem mesmo através de nota de esclarecimento por meio das redes sociais ou canais de comunicação das mesmas.

 

OS AMARELINHOS – No início da gestão o atual Prefeito expôs em praça pública uma frota de veículos oficiais sucateada e acusou o Ex-gestor de deixar a “herança maldita” para ele, até furto de todas as baterias dos amarelinhos foi relatado em entrevistas. Alguns destes ônibus oficiais passaram por manutenções, nossa reportagem chegou a ver alguns em oficinas da cidade e também em guinchos sendo levados para oficinas até fora do município.

O amarelinho que servia aos estudantes de Vila Aparecida, deixou de rodar a mais de uma semana, por conta de problemas mecânicos, tal problema teria causado dano em uma peça que não está sendo encontrada no mercado para reposição, o que está causando atrasos no concerto, levando ao setor de transporte e Secretaria de Educação a lançar mão deste “improviso” arriscado de por um ônibus mal conservado e com documentos atrasados para transporte de alunos, que são da rede estadual, que através de convênio repassa verba de ajuda de custo para as prefeituras do interior arcarem com o transporte dos mesmos.      Por Alana Rocha (Jornalista DRT-5323/BA).

 

Você Tomaria A Vacina do Covid-19 Mesmo Sabendo Que Pode Morrer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu