Nenhum comentário

SpaceX, de Elon Musk, vai lançar 2 satélites brasileiros

Compartilhe

A SpaceX, empresa comandada por Elon Musk, vai colocar dois satélites brasileiros em órbita nesta quarta-feira, 25. O lançamento está programado para às 15h25 e partirá do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.

Os dois satélites, chamados Carcará I e II, fazem parte do Projeto Lessonia 1, uma parceria da Força Aérea, iniciada em 2019, com a fabricante finlandesa Iceye. O transporte pela SpaceX foi contratado pela empresa da Finlândia, de acordo com a revista Exame.

Por meio do Projeto Lessonia, o governo brasileiro poderá fazer imagens de alta resolução tanto de dia quanto de noite, independentemente das condições climáticas. Essa tecnologia poderá ser usada, por exemplo, para monitorar queimadas em florestas com maior precisão.

Além disso, as imagens obtidas vão servir para combater o tráfico de drogas, a mineração ilegal, atualizar dados cartográficos, determinar a navegabilidade dos rios, o monitoramento de desastres naturais e apoiar as operações de vigilância e controle de fronteiras. Segundo a FAB, cada um dos satélites Carcará tem 1 metro cúbico, pesa 100 quilos e possui cinco painéis solares e potência de 300 watts.

SpaceX

Fundada por Musk, a SpaceX faz lançamentos com foguetes de fabricação própria que são reaproveitáveis, reduzindo os custos da operação. A empresa, que tem contratos firmados com a Nasa, pretende viabilizar viagens espaciais para civis e a colonização de Marte.

Você Tomaria A Vacina do Covid-19 Mesmo Sabendo Que Pode Morrer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu