Ferramenta de IA do Google prevê riscos de mutações genéticas

Compartilhe

Uma ferramenta que prevê se mutações genéticas podem causar danos, um avanço que poderia ajudar no estudo de doenças raras, foi apresentada nesta terça-feira, 19, por pesquisadores do Google DeepMind, braço de inteligência artificial (IA) da gigante tecnológica. De acordo com o vice-presidente de pesquisa da empresa, Pushmeet Kohli, os resultados são “um passo a mais no reconhecimento do impacto da IA nas ciências naturais”. A ferramenta AlphaMissense se concentra nas mutações conhecidas em inglês como “missense”, que afetam apenas uma letra do código genético. Um ser humano típico tem 9.000 mutações desse tipo em seu genoma, que podem ser inofensivas ou causar doenças.
Até o momento, 4 milhões dessas alterações foram observadas em seres humanos, mas apenas 2% foram classificadas como causadoras de doenças ou como benignas. Existem, no total, 71 milhões de possíveis mutações desse tipo. A ferramenta do Google DeepMind as revisou e conseguiu prever 89% delas, com precisão de 90%. Foi atribuída uma pontuação a cada uma, indicando o risco de causar uma doença. Como resultado, 57% foram classificadas como provavelmente benignas; 32%, como provavelmente patogênicas; e o restante como incertas. Um estudo a respeito foi publicado nesta terça na revista “Science”.
A AlphaMissense mostra um desempenho superior ao das ferramentas disponíveis até o momento, destacaram os especialistas Joseph Marsh e Sarah Teichmann, no artigo na Science. Essas previsões “nunca foram destinadas a serem usadas apenas em diagnósticos clínicos”, reconheceu Jun Cheng, do Google DeepMind. “No entanto, acreditamos que nossas previsões podem ser potencialmente úteis para aumentar a taxa de diagnóstico de doenças raras e, potencialmente, para nos ajudar a encontrar novos genes causadores de doenças.” A ferramenta foi treinada com o DNA de humanos e primatas estreitamente relacionados.

jovempan

Você Tomaria A Vacina do Covid-19 Mesmo Sabendo Que Pode Morrer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu